jump to navigation

Termômetros e Escalas Termométricas fevereiro 24, 2010

Posted by rogeriofisica in Uncategorized.
trackback

Termômetro

Como medir a temperatura quando não é possível medir diretamente a energia de agitação das moléculas de um corpo? Para fazer essa medição utilizamos outro corpo que sofre alterações mensuráveis em suas propriedades físicas quando colocado em contato com o primeiro corpo. Esse é chamado de TERMÔMETRO.
Veja abaixo alguns exemplos de termômetros:


Termômetro de mercúrio.


Exemplo de termômetro digital.

No termômetro de mercúrio observamos que há uma parte chamada bulbo, que é um reservatório de mercúrio (substância termométrica). No interior do termômetro há um tubo bem estreito chamado de capilar onde a substância termométrica (mercúrio) sobe e desce (varia), conforme a temperatura que está sendo medida.
A altura que o mercúrio marca no capilar é chamada de grandeza termométrica.

Substância termométrica: é aquela que tem pelo menos uma de suas propriedades físicas (comprimento, volume, pressão etc.) variando de forma mensurável com a temperatura.

Grandeza termométrica: é a propriedade física da substância termométrica que varia de forma mensurável com a temperatura, sendo usada para medi-la.

Num termômetro a grandeza termométrica praticamente varia de forma uniforme com a temperatura. Podemos montar uma EQUAÇÃO TERMOMÉTRICA:

              G = a θ + b

Onde:
G é a grandeza termométrica.
θ é a temperatura.
a e b são constantes características do termômetro, com a ≠ 0.

No caso do termômetro de mercúrio, a grandeza termométrica é a altura que o mercúrio atinge na capilar. Substituindo o valor dessa altura na equação termométrica, obtemos a temperatura correspondente.

Escalas termométricas

Uma escala termométrica é um conjunto de valores numéricos onde cada valor está associado à certa temperatura. Uma escala termométrica é constituída por um conjunto de valores arbitrários, um mesmo estado térmico pode ser representado em escalas termométricas diversas (Celsius, Fahrenheit,…)
Os valores numéricos de uma escala termométrica são obtidos a partir de dois valores atribuídos previamente a dois estados térmicos de referência, bem definidos, denominados pontos fixos.

Ponto fixo: estado térmico bem definido, utilizado como referência na elaboração de uma escala termométrica. São adotados como pontos fixos os estados térmicos correspondentes ao gelo, sob pressão normal, e a água em ebulição, sobre pressão normal. Conhecidos como ponto de gelo e ponto de vapor, respectivamente, constituem os pontos fixos fundamentais

Por Danielle de Miranda

fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/escalas-termometricas.htm

About these ads

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: